Os Descobrimentos como berço da ciência moderna

by - 26.7.13

Exposição



Nem derrotista nem eufórica, '360º Ciência Descoberta' mostra a importância de portugueses e espanhóis nos séculos XV e XVI. A partir de hoje na Fundação Gulbenkian, em Lisboa.
"Seria lamentável se, neste nosso tempo em que as regiões do globo material foram abertas, o globo intelectual permanecesse encerrado dentro dos estreitos confins das antigas descobertas." A frase pertence ao britânico Francis Bacon, considerado o "pai" da ciência moderna, e pode ser lida na exposição "360º Ciência Descoberta", que hoje abre portas na sede da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Resume em 27 palavras a razão de ser de uma exposição que pretende mostrar como os Descobrimentos portugueses e espanhóis abriram caminho às conclusões de Copérnico, Kepler e outros tantos génios da ciência do século XVII.


A primeira carta náutica portuguesa. O astrolábio, que permitia ler a latitude. O único manuscrito do matemático Pedro Nunes. Os primeiros desenhos de animais exóticos como o tatu do Brasil. O primeiro globo terrestre. "Preciosidades", segundo o comissário da exposição, Henrique Leitão, investigador do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia da Faculdade de Ciências (UL), que ajudam a escrever uma página da história tantas vezes mal contada.

retirado de: DN ARTES

You May Also Like

0 comentários

1) Identifique-se.
2) Seja cordial e respeitador.
3) Dê umas dicas

Jogos Mais Difíceis do Mundo

Qompras - Site de Qompras favorito

Seguidores

App Blogue



QR Code

Qompras - Site de Qompras favorito